quinta-feira, 31 de março de 2016

Uma novidade e Automutilação

1- Uma Novidade



Oi, gente!
  Vamos começar o post com uma novidade. Criei uma página no facebook para nos comunicarmos melhor e também para que eu possa divulgar o blog.
 Bom, provavelmente todos os dias vou falar alguma coisa lá. E também, vocês podem me dar sugestões de temas para posts aqui no blog, ou se quiser desabafar, fazer parceria, seja o que for... nós vamos poder conversar melhor.

Você pode curtir a página no gadget à direita do blog, clique na imagem acima, ou clique aqui.

2- Automutilação.





  Hoje o tema é bem polêmico, mas eu resolvi falar sobre. Quem discordar ou quiser acrescentar algo ou me contar alguma coisa, comente aqui em baixo ou fale comigo pelo facebook.
  Bom, hoje num grupo no facebook uma menina postou uma foto do braço dela cortado, pediu para que as pessoas dessem suas opiniões e depois ela diria o motivo do post.
  Os comentários estavam divididos entre as seguintes opiniões:

  1.  "Isso é frescura!": são as pessoas que pensam que a pessoa é fraca e não aguenta as coisas da vida e quer se matar por bobeira e etc.
  2. "Só faz isso porque quer aparecer...": essas pessoas generalizam, achando que todas as pessoas que se automutilam só o fazem para se mostrar ou se fazer de coitadinha.
  3. "Te entendo, mas isso não vai te ajudar.": são os que sabem que a situação é difícil mas sabem também que se machucar não vai mudar nada.
  Bem, agora vou falar o que é automutilação e o porquê das pessoas fazerem isso.

"Automutilação (AM), é definida como qualquer comportamento intencional envolvendo agressão direta ao próprio corpo sem intenção consciente de suicídio. Os atos geralmente têm como intenção o alívio de dores emocionais e em grande parte dos casos, estão associados ao Transtorno de Personalidade Borderline. As formas mais frequentes de automutilação são cortar a própria pele, bater em si mesmo arranhar-se ou queimar-se. A automutilação é comum entre jovens e adolescentes que sofrem pressão psicológica."
Definição do Wikipédia.


"Transtorno de Personalidade Borderline (bordeline = limite) tem como maior característica é um padrão de comportamento marcado pela impulsividade e a instabilidade de afeto."


Com isso, podemos concluir que:
  • As pessoas que o fazem não tem intenção de suicídio;
  • Quem faz isso querem aliviar suas dores emocionais;
  • Normalmente as pessoas que se automutilam sofrem pressão psicológica;
  • É uma coisa difícil de parar.
  Sabendo disso, venho humildemente pedir que por favor, vamos parar de julgar as pessoas?

  Agora vamos conhecer a história da menina e o motivo do post:

"Então, vou explicar primeiro pq eu me cortava e depois a finalidade do meu post.
Sempre fui uma pessoa muito fechada e não fazia amigos além dos que eu fui criada junto com eles. Tive uma criação difícil e perturbada. Faltando um mês para o meu nascimento, meu pai sofreu um grave acidente de carro e faleceu devido ao traumatismo craniano. Um mês após eu completar 6 anos de idade minha mãe teve uma infecção generalizada (médico nenhum sabe de onde partiu a infecção). Se passaram alguns anos e minha irmã ficou doente, foi diagnóstica com depressão mas existia algo mais que os médicos não conseguiram descobrir e ela veio a óbito( no laudo da morte está "Anorexia"). Quando completou um ano da morte da minha irmã, minha avó a qual me criou desde a perda dos meus pais teve uma hemorragia cerebral e faleceu. Em meio tudo isso, eu cresci ouvindo da minha tia que eu tinha que agradecer pela minha avó ter ficado comigo e que por ela eu estaria num orfanato, que segundo ela seria o meu lugar e muitas outras coisas além disso. 


Cresci com uma angústia dentro de mim, eu era zombada na escola por não ter mãe, por não ter família.
Comecei a pensar que o problema estava em mim, que as pessoas iam embora da minha vida por minha causa. Enfim, apenas resumi os motivos que me levou a isso. 
Sobre o post... Meus amigos não sabem que eu fazia isso, sempre dei desculpas de que me machuquei em algum lugar. Faço tratamento psicológico e já não sinto nem necessidade mais disso. 
Eu fiz essa pergunta pq vou participar de uma palestra sobre automutilação e terei a oportunidade de dizer algumas coisas sobre a mesma. Pretendo usar argumentos de algumas pessoas que comentaram aqui ( se me autorizar é claro e colocarei os créditos a pessoa tbm) na palestra. 
Minha intenção não é chamar atenção. Quem sofre de depressão se isola de tudo. Eu consegui sair e acredito que muitos vão conseguir tbm. 
Pra quem pensa que é idiotice, isso é algo sério. As vezes a pessoa só precisa que alguém lhe dê um Abraço e mostre que se importa com a mesma.
Obrigada pela opinião de todos!!!"

A Fernanda, dona do post permitiu que eu compartilhasse isso com vocês.
  Vamos pensar antes de falar de alguém, ok?

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário